Pesquisa etnografica
A pesquisa social tem sido notada fortemente por estudos que valorizam o emprego de métodos quantitativos para descrever e explicar fenômenos. Na atualidade podemos notar outras formas de pesquisas para a possibilidade de investigações, como a pesquisa qualitativa. Como sendo um assunto muito amplo, nesta pesquisa daremos ênfase na pesquisa qualitativa etnográfica. A etnografia se resume ao estudo da cultura dos povos, onde analisa as relações de convívio de um determinado grupo social. Porém, não se pode confundir a etnografia com a etnologia, apesar de um ser a conseqüência do outro. A etnologia realiza o estudo de inter-relação obtido na etnografia e vai além de somente pesquisa de campo, buscando equiparar a dados históricos e culturais. Mais adiante o assunto será abordado com mais precisão.
A Pesquisa Qualitativa
Por abordar uma grande quantidade de estudos, a pesquisa qualitativa dificilmente pode receber uma definição comum. Apesar disso, possui características específicas como o fato de ser exploratória ao estimularem o pensamento espontâneo dos leitores sobre aspectos da pesquisa, além dos dados serem coletados principalmente por meio da observação participante, como citado por Neves (1996)¹. Esta observação trata-se de uma técnica pessoal adotada por pesquisadores no campo de pesquisa para a coleta de dados de certo grupo de pessoas e seu modo de vida, analisando valores, hábitos e atitudes, seja eles individuais ou em grupos.
Enquanto estudos quantitativos geralmente procuram seguir com rigor um plano previamente estabelecido, a pesquisa qualitativa costuma ser direcionada ao longo de seu desenvolvimento, além disso, a pesquisa qualitativa não busca enumerar ou medir eventos e, geralmente, não agrega instrumental estatístico para análise de dados, seu foco de interesse é amplo e parte de uma perspectiva diferenciada da utilizada pelos métodos quantitativos. Dela faz parte à obtenção de dados descritivos mediante a contato direto e