Observação de crianças
O Objetivo desse trabalho é verificar se os conceitos apresentados no livro Desenvolvimento Humano, Diane E. Papalia podem ser evidenciados através da observação de duas crianças por trinta minutos na instituição ******************
Desenvolvimento.
Autoestima
Segundo Erikson (1982), um importante determinante da autoestima é a ideia que as crianças têm de sua capacidade para o trabalho produtivo. A questão a ser resolvida na crise da terceira infância é de produtividade versus inferioridade. A "virtude" que se desenvolve com o êxito na resolução dessa crise é a competência, a idéia de si mesmo como capaz de dominar habilidades e de concluir tarefas.
De acordo com o texto o menino demonstrava iniciativa e habilidades ao chamar o professor e orientar o colega nas atividades proposta, referente a menina, esta, era totalmente dependente do professor e precisava ser cobrada para efetuar os exercícios proposto.
Popularidade
Em contraste, portanto, com o alto valor atribuído por Erikson ao domínio de habilidades, Harter sugere que as crianças em idade escolar de hoje, pelo menos na América do Norte, julgam a si mesmas mais pela boa aparência e pela popularidade.
Um grande contribuinte para a auto-estima é o apoio social - primeiro dos pais e dos colegas, depois dos amigos e dos professores. Eles gostam da criança e importamse com ela? Eles a tratam como uma pessoa que importa e que tem coisas valiosas a dizer?
Mesmo que Mike considere importante ser atraente e inteligente e julgue que possui esses dois atributos, sua auto-estima será abalada se ele não se sentir valorizado pelas pessoas importantes de sua vida. Ainda assim, o apoio social geralmente não compensa uma auto-avaliação negativa. Se Juanita acha que os esportes são importantes, mas não se considera atlética, sua auto-estima.
Os dois alunos observados não demonstraram serem populares, entretanto a menina é mais retraída e isolada sendo excluída por todos os alunos o que não