Observação crítica
Título: A observação histórica
Autor: BLOCH, Marc Leopold Benjamin. IN: Apologia da história, ou, O ofício do historiador, Rio de Janeiro, 2001.
O texto aborda de forma elucidativa a questão da importância do distanciamento do fato histórico para que este seja estudado de maneira histórica. O distanciamento se torna importante por não possuir a interferência de fatores emocionais próprios de quem vive ou assiste o fato.
Assim, o autor partilha da opinião de como é importante este distanciamento e como isto é primordial para o desenvolvimento do conhecimento histórico.
Entretanto, não deixa de salientar a importância do acesso a relatos pessoais acerca do tema estudado para elucidações, enfatizando a importância de não os considerar como documentos históricos a ser utilizados.
A questão da observação, muito utilizada em outras áreas do conhecimento, como a arqueologia também suscita importância para conclusão dos fatos a serem estudados, como ferramenta complementar.
Assim, o autor defende o encadeamento de todas as fontes possíveis ao produzirmos conhecimento; os textos documentais, os relatos elucidativos e objetos simbólico, a fim de a congruência dos três trazer uma visão mais clara dos acontecimentos.
Os vestígios dos fatos a serem analisados não devem passar despercebidos. Esses testemunhos são essenciais para o entendimento das questões a serem interpretadas.
Não podemos considerar o passado como um caixa infinita de conhecimento a ser explorado. Suas interpretações são limitadas, apesar de as novas perspectivas para o avanço do conhecimento estarem sempre plantando novas possibilidades. A história não é como outras áreas do conhecimento em que as novas tecnologias produzem conhecimentos infinitamente.
Os testemunhos, apesar de não poderem ser considerados documentos, são considerados grande socorro aos pesquisadores pois elucidam questões não entendidas e não devem ser desconsiderados.
Dessa forma podemos entender que, sem dúvida,