Projeto de um servidor de vídeo paralelo e distribuído
Sistemas Distribuídos são uma área da computação que está mudando rapidamente. Nos últimos anos vêm surgindo novos tópicos muito interessantes, como computação ponto-a-ponto e redes de sensores, enquanto outros amadureceram muito, como serviços web e aplicações Web em geral.
Os sistemas de computação passaram por uma revolução. Desde 1945, quando começou a era moderna dos computadores, até aproximadamente 1985, os computadores eram grandes e caros. O resultado é que a maioria das organizações tinha apenas alguns computadores e, na falta de um modo de conectá-los, eles funcionavam independentemente uns dos outros.
Contudo, mais ou menos a partir dos meados da década de 1980, dois avanços tecnológicos começaram a mudar essa situação. O primeiro foi o desenvolvimento de microcomputadores de grande capacidade. De início, eram máquinas de 8 bits, mas logo se tornaram CPUs de 16, 32, 64 ... Muitas dessas CPUs tinham a capacidade de computação de um mainframe, mas por uma fração do preço dele.
A quantidade de melhorias que ocorreu na tecnologia de computadores nos últimos 50 anos é verdadeiramente assombrosa e totalmente sem precedentes em outros setores. De uma máquina que custava dez milhões de dólares e executava uma instrução por segundo, chegamos a máquinas que custam bem menos que mil dólares e podem executar um bilhão de instruções por segundo, um ganho preço/desempenho de 1013. Se os carros tivessem melhorado nessa proporção no mesmo período de tempo, um Rolls Royce custaria agora um dólar e faria um bilhão de milhas por galão. (Infelizmente, é provável que também tivesse um manual de 200 páginas, para ensinar como abrir a porta).
O segundo desenvolvimento foi a invenção das redes de computadores. O resultado dessas tecnologias é, que atualmente, não somente é viável, mas também fácil, montar sistemas de computação compostos por grandes quantidades de computadores conectados por uma rede de alta velocidade.
Esses sistemas