observacao da crianca
Segundo Piaget, o desenvolvimento do raciocínio se expressa nas seguintes etapas: Sensório - motora
Pré - operacional
Operatória - concreta
Operatória - abstrata
Esse trabalho fez Piaget, definir o caminho que percorreria ao longo de sua vida; pesquisar a epistemologia genética, ou seja, como a criança aprende.
FASE SENSÓRIO - MOTORA
(0 A 2 ANOS)
Característica: por mecanismos sensório-motores, no contato com a realidade, com ausências de manipulações simbólicas.
Este período é caracterizado por 6 estágios:
I. ESTÁGIO: (0 A 1 MÊS)
Imitação: Ex.: a criança é estimulada a chorar quando houve o choro de outras crianças (0 a 1 mês). As reações circulares, isto é, repetições reflexas de ações geram satisfação caracterizando-se por uma atividade equivalente ao brinquedo (a sucção, por exemplo)
Conceitos de Objetos: os objetos são principalmente sensações. Não diferencia o objeto das suas sensações.
Espaço: a criança não aprende um espaço unitário, mas uma coleção de espaços desligados e organizados em torno das principais esferas sensório-motoras de atividade. Portanto existe um espaço oral, um visual, um auditivo e um tátil, em vez de um espaço comum, no qual todos os demais estão incluídos.
Causalidade: de acordo com a interpretação adulta, a causalidade transcende ao que seria viável nesse estágio. A gênese da causalidade expressa através do sentimento de que algo se reproduz, de eficiência ou de eficácia.
Tempo: a criança vivencia o sentimento vago de duração, imanentes às suas próprias ações. Nesse sentido, se confunde com as impressões de expectativas e de esforço, sem distinção entre o antes e o depois.
II. ESTÁGIO: (1 A 4 MESES)
Imitação: é mais pré-imitativa do que imitativa. Nesse estágio, a criança jamais tenta imitar um som, um movimento que lhe seja novo.
A imitação ocorre apenas quando o modelo imitou a criança.
Brinquedo: há muito pouco indício de