Obras sustentáveis
O mercado da Engenharia Civil atravessa um momento em que as obras sustentáveis se tornam cada vez mais presente no cotidiano, dado que o período é de preocupação e cuidados com o planeta. O canteiro de obras que não possui uma visão “ecologicamente correta” tem um potencial poluidor gigantesco e é devido a isso que o verdadeiro diferencial de um Engenheiro não se restringe apenas a aplicação da tecnologia de ponta, mas sim a tecnologia de ponta e altamente sustentável.
A construção sustentável é um sistema construtivo que promove alterações conscientes no entorno, de forma a atender as necessidades de edificação e uso do homem moderno, preservando o meio ambiente e os recursos naturais, garantindo qualidade de vida para as gerações atuais e futuras.
Uma obra sustentável tem por obrigação causar o menor impacto possível sobre o meio ambiente e a saúde de seus ocupantes, sendo este o princípio.
A idéia de construção sustentável não é tão recente, países como, por exemplo, EUA e Japão, alem da Comunidade Européia já criaram incentivos para os empresários ou pessoas comuns que optem por construções ecologicamente corretas. E, mesmo aqueles que não dispõem de tanto capital para investir em uma nova casa podem aproveitar incentivos para realização de pequenas reformas. Os principais incentivos ainda são por redução do consumo de energia.
Construção sustentável não é o mesmo que construção ecológica, enquanto a ecológica possui sua matéria prima natural renovável e tem seu beneficiamento com baixo consumo de energia e emissão de poluentes, a obra sustentável beneficia toda a construção sem necessariamente serem naturais. São normalmente fabricados em escala industrial e voltados para esse fim.
Aplicações na Engenharia Civil
A construção sustentável é o conceito que denomina um conjunto de práticas adotadas antes, durante e após os trabalhos de construção com o intuito de obter uma edificação que não agrida o meio ambiente,