Bambu: Alternativa para Obras Sustentavel
Cláudia de Cassia Araújo
Jaiane dos Santos Pastor
Natália de Oliveira Almeida
Bambu: Alternativa para Obras Sustentáveis
Patos
2013
Introdução
As práticas sustentáveis na Construção Civil crescem cada vez mais. Essas obras buscam soluções economicamente viáveis ao empreendimento. A Construção civil vem usando recursos naturais, tentando amenizar os impactos socioambientais, pois as obras são as principais causadoras desse problema, assim podem contribuir para sua melhoria, através de projetos, com obras sustentáveis.
Colocar em prática esses projetos não é tão fácil, pois o recurso a ser usado deve ser estudado, manuseado adequadamente e poderá ter custos altos. Portanto, os profissionais dessa área procuram materiais baratos, duráveis e de fácil localização.
O bambu vem sendo apontado como um material alternativo adequado para ser utilizado na construção de habitações sustentáveis de interesse social, em função do seu potencial de reduzir custos, oferecendo o mesmo nível de qualidade das tecnologias convencionais, substituindo a madeira e o aço podendo ainda, substituir espécie como eucalipto, que impactam de forma negativa o meio ambiente, quando utilizados em larga escala.
“Bambu é a planta de maior velocidade de crescimento no Planeta, bastando alguns meses desde a brotação à fase adulta, já com 20m ou 30m de altura. Desempenha com eficiência as funções de proteção do solo e sequestro de carbono, além de fornecer alimento e matéria-prima de qualidade para inúmeras aplicações.” (CARDOSO JR.,
Rubens Cardoso. Arquitetura com Bambu. Mato Grosso do Sul: Dissertação –
UNIDERP, UFRGS/PROPAR, 2000.
PEREIRA, MARCO A. R. e BERALDO, ANTONIO L. Bambu de Corpo e Alma. Ed.
Canal 6, Bauru/SP, 2007.
Vídeo “Construções com Bambu”, do CPT-Viçosa/MG;)
Objetivo
Geral: Analisar os benefícios do bambu na construção civil.
Especifico:
*Verificar a durabilidade, a economia e o crescimento da planta.