obras em aço
FACIPLAC – ARQUITETURA E URBANISMO
OBRAS DO MUNDO EM CONCRETO
A pesquisa apresentada à disciplina de Sistema Estrutural III do Concreto tem como base de avalia os alunos no curso de arquitetura e urbanismo
Orientador: Josélia
Alunos (a): Maria Ozinete e Paulo Sergio
GAMA, DISTRITO FEDERAL
2014
INTRODUÇÃO
Devido a sua resistência, facilidade de execução e adaptação as mais diferentes formas, o concreto armado é atualmente o material mais usado na construção de estruturas de edificações e grandes obras como pontes, viadutos, passarelas, etc.
As vantagens do concreto armado em relação à alvenaria são: É moldável as mais diversas formas, forma uma estrutura única e monolítica, tem durabilidade superior e apresenta maior resistência a choques, vibrações e acomodações do terreno além de maior resistência a variação térmica e, com o passar do tempo, a compressão.
1) Represa da Nurek Dam, Tajiquistão
A represa Hidrelétrica Nurek Dam foi construída pela União Soviética entre os anos de 1961 e 1980, quando o Tajiquistão fazia parte da União Soviética. É considerada a mais alta do mundo com 300 metros de altura, podendo perde apenas por Dam Rogun barragem do Rio Vakhsh também no Tajiquistão, se um dia for concluído, podendo excedê-la com 335 metros.
A represa foi feita no Rio Vakhsh no território da Ásia Central de Tajiquistão. A barragem inclui nove hidrelétricas com unidades geradoras, o primeiro encomendado em 1972 e o último em 1979.
Foi construída com um núcleo central de concreto formando uma barreira impermeável, preenchida com rocha e terra.
A barragem está localizada em uma garganta profunda ao longo do rio Vakhsh no oeste do Tadjiquistão, cerca de 75 km a leste da capital da nação de Dushanbe.
O reservatório formado pela barragem Nurek, conhecido simplesmente como Nurek, é o maior reservatório no Tajiquistão, com uma capacidade de 10,5 km³. O reservatório