obra e arte de castro alves
Nomes: Patrick Scremin, Clarik Lima de Albuquerque
Série: 2º ano
Turma: 201
Professora: Janaina
Nova Pádua, 11 de stembro Casemiro de Abreu
Casemiro de Abreu foi um importante poeta brasileiro da Segunda Geração Romântica. Nasceu na cidade de Barra de São João, atual Casimirana (Rio de Janeiro) em 1837. Em 1853, foi morar junto com o pai em Portugal, país onde escreveu grande parte de sua obra. Suas poesias tratavam de temas relacionados à sua vida, à casa do pai, ao amor e à saudade da terra natal. Tuberculoso, morreu com apenas 23 anos, em 1860, numa fazenda nos arredores da cidade onde nasceu. Suas poesias fazem sucesso até hoje, principalmente no Brasil e Portugal.
Sua principal obra:
As Primaveras (único livro de poesias)-publicado em 1859.
Fagundes Varela Fagundes Varela foi um poeta brasileiro. Fez parte da terceira geração de poetas românticos do Brasil. Sua poesia além de apresentar temas sociais e políticos, desenvolveu também temas sobre a natureza que falam de angústia, solidão, melancolia e desengano. Era filho do Magistrado Emiliano Fagundes Varelas e Emília de Andrade. Em 1860 sua vida em São Paulo, onde ingressou na Faculdade de Direito no Largo São Francisco. Nesse mesmo ano publica seus primeiros trabalhos literários. Participa da vida boêmia da cidade. Em 1861 publica o livro de poesias “Noturnas”. Nasceu na Fazenda Santa Clara, em Rio Claro, na então província do Rio de Janeiro, no dia 17 de agosto.
Junqueira Freire
Junqueira Freire é um importantíssimo poeta brasileiro que faz parte da nossa literatura. Fez parte da segunda geração do romantismo, fazendo parte da Academia Brasileira de Letras, assim como os principais literatos brasileiros. Filho de José de Sá Freire e Felicidade Augusta Junqueira, o poeta nasceu em Salvador, BA, em 31 de dezembro de 1832, e faleceu na mesma cidade, em 24 de junho de 1855.