Resumo de São Bernardo
Sua maior vontade era ser proprietário da fazenda S. Bernardo, aonde trabalhou para seu falecido patrão Salustiano Padilha. Paulo com segundas intenções procura se encontrar com Luiz Padilha, filho de seu antigo patrão e novo proprietário da fazenda tão desejada. Paulo o encontra jogando bilhar completamente bêbado, logo fizeram amizade. Padilha a primeiro momento não cuidava da fazenda, porém, resolveu plantar mandioca (o que na visão de Paulo, era burrice desperdiçar terras tão produtivas com mandioca) .
Depois de alguns acontecimentos Padilha criou divida com Paulo, que no dia do vencimento da dívida foi visitá-lo, Padilha não tinha condições de realizar o pagamento, então depois de muito debate o pagamento foi feio com a fazenda S.Bernardo e em compensação ele (Padilha) receberia uma casa e dinheiro. No outro dia Paulo já estava com a fazenda em seu nome, debatendo com Mendonça (proprietário da fazenda vizinha) sobre a redução de sua fazenda após ter estourado a cerca.
A fazenda estava em péssimas condições, no mesmo dia de sua chegada já providenciava ações para reformá-la. Paulo resolve então, plantar mamona e algodão, vender macacos, tudo para não ir aos fundos, mas a situação não era das melhores. Em uma noite Paulo e funcionário Casimiro Lopes escutam passos ao redor da casa, olhando por uma fresta da parede viram vultos. No outro dia Paulo vai á casa de Mendonça, e percebe inquietação dele, mas levaram a conversa amigavelmente sobre política.
No domingo voltando da eleição Mendonça toma um