A Terceira Geração de Poetas Românticos
PROFESSORA:
[Escola]
ENSINO MÉDIO
17 DE MAIO DE 2013
Resumo
Esse trabalho, irá falar sobre a terceira geração de poetas românticos, o amor e a preocupação social (sobre a liberdade) do Brasil que foi a principal característica daquela geração, e sobre o ilustre poeta Castro Alves.
Palavras chaves: Romantismo, liberdade, poetas;
1 Introdução
A terceira geração romântica é caracterizada pela poesia libertária influenciada, principalmente, pela obra político-social do escritor e poeta francês Victor Hugo, que originou a expressão "geração hugoana". Além disso, a ave símbolo da geração é o condor, ave que habita o alto das cordilheiras dos Andes, e que representa a liberdade daí o nome da geração ser condoeira.
Seus principais autores são Castro Alves e Sousândrade.
A Terceira Geração De Poetas Românticos – O amor e a preocupação social
Principais autores: Castro Alves, Sousândrade e Tobias Barreto. Castro Alves, denominado "Poeta dos Escravos", o mais expressivo representante dessa geração com obras como Espumas Flutuantes e Navio Negreiro. Sousândrade não foi um poeta muito influente, mas tem uma pequena importância pela ideia exposta em suas obras. Tobias Barreto é famoso pelos seus poemas românticos.
Principais características: As principais características são o erotismo, a mulher vista com virtudes e pecados, o abolicionismo, a visão ampla e conhecimento sobre todas as coisas, a realidade social e a negação do amor platônico, com a mulher podendo ser tocada e amada.
Características Gerais
As ideias liberais, abolicionistas e republicanas formam a base do pensamento da inteligência brasileira a partir da década de 1870, que concentra a produção da chamada Terceira Geração do Romantismo e marca o início da transição para o Realismo. Influenciados pela filosofia positivista e pelo evolucionismo professado por Auguste Comte, Charles Darwin e outros pensadores europeus, escritores importantes como Tobias Barreto, Silvio Romero