Obra amor de perdição
Quando o pai de Teresa descobriu por quem ela estava apaixonada obrigou a casar com o seu primo Baltasar e se esta não o fizesse teria que ir para o convento. Teresa rejeitou o casamento, e por isso foi enviada para o convento de Monchique, no Porto.
Nesta história podemos relacionar o comportamento das famílias antigamente e actualmente.
Antigamente os pais eram mais autocratas, ou seja não discutiam os problemas com os filhos, eles simplesmente tomavam as decisões e pronto, escolhiam a esposa ou o esposo para os seus filhos, assim como a profissão, onde morariam e etc. E quando havia somente uma filha mulher na família, essa não poderia se casar, pois deveria cuidar dos pais na velhice. Se os filhos desrespeitássem as regras eram punidos/castigados severamente, se o filho ou a filha nascesse homossexual eles colocavam num quarto até morrer pois diziam que estava com uma doença contagiosa.
Antigamente todas as familias tinham imensos filhos. Os filhos eram obrigados pelos pais a trabalharem desde muito cedo, sendo assim obrigados a crescerem e enfrentarem a vida desde então, muitas vezes tinham de deixar estudar.Os pais eram muito autoritários, comandavam a educação dos filhos. Antes era impensável ter conversas com os pais sobre determinados assuntos como drogas e doenças transmissíveis.
Mas a sociedade graças a Deus foi mudando, agora os pais já conversam com os seus filhos e respeitam a decisão dos mesmos, os ensinam, dão liberdade são pais mais participativos. A única coisa que ainda falta é estabelecer os limites, hoje em dia justamente pelos pais estarem tão pouco tempo com os seus filhos, eles não conseguem estabelecer limites na educação dos mesmos. Estabelecer limites não é bater e sim dialogar, colocar regras e saber, que mesmo numa uma sociedade democrática, as regras existem e devem ser respeitadas, o