A obra “amor de perdição”
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES.
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS VIRTUAL
PROFESSORA: MARIA BERNARDETE DA NOBREGA
GRADUANDA: EMANUELA DA SILVA SANTOS
A obra de Camilo Castelo Branco ocorre com a narrativa tipicamente romântica, a obra tem grande vinculo com Romeu e Julieta, porque se trata da historia semelhante, fala da historia do amor impossível entre Simão e Teresa, no qual não pudera viver pela rivalidade de suas famílias: os Alburqueques e os Botelhos, que ocorre a culminância em morte. Fatos parecidos com Romeu e Julieta as rivalidade familiares, a morte dos jovens e encontros às escondidas. Há presença dos heróis românticos e das diversidades que enfrentam para concretizar seu amor, alem da intensa ligação entre o amor e o sofrimento.
A essência da altitude romântica reside, possuem um conteúdo dramático, e a formação de triângulos amoroso, porem retratam o amor de forma distinta assim como no romantismo a mulher entre os românticos, aparece convertida, em anjo em figura poderosa, inatingível, capaz de mudara vida do próprio homem.
Desse modo o que se pretende demonstrar neste romance e a relação da mulher romântica enfatizado pela personagem Tereza, exemplo de amor e determinação crendo na eternidade como a única maneira de ser feliz ao lado do amado.
Pude perceber desde o inicio da história a ausência do personagem Manoel Botelho no decorrer da mesma. Este só foi citado no inicio quando foi dito que ele e Simão não se davam bem, por Manoel não aceitar a vida que Simão levava em desordens e mais companhias. A obra “Amor de Perdição” nos mostra um final trágico das duas famílias. A qual perde seus entes queridos, por ceder ao amor dos