Objeto da contabilidade
O objeto da auditoria é o conjunto de todos os elementos de controle do patrimônio administrado, os quais compreendem registros contábeis, papéis, documentos, fichas, arquivos e anotações que comprovem a legitimidade dos atos daadministração, bem como sua sinceridade na defesa dos interesses patrimoniais. A auditoria pode ter por objeto, inclusive, fatos não registrado documentalmente, mas relatados por aqueles que exercem atividades relacionadas com o patrimônio administrado, cujas informações merecem confiança desde que possam ser administrado, como seguro pela evidência ou por indícios convincentes. Pode a auditoria, inclusive, basear-se em informações obtidas fora da empresa, tais como as relativas á confirmação de contas de terceiros e de saldos bancários, por exemplo. As confirmações de fontes externas geralmente oferecem melhores características de credibilidade do que aquelas obtidas dentro da própria entidade auditada. Sobre esse objeto a auditoria exerce sua ação preventiva, saneadora e moralizadora, para confirmar a veracidade dos registros e a confiabilidade dos comprovantes, com o fim de opinar sobre a adequação das situações e informações contidas nas demonstrações contábeis, na salvaguarda dos direitos dos proprietários, dos financiadores do patrimônio, do próprio fisco e , até, da sociedade em geral.
Princípio Fundamentais de Contabilidade
Entidade: Ênfase na autonomia patrimonial, esclarecendo que soma ou a agregação de patrimônio de diferentes entidade não resultam em uma nova entidade, umavez que, mesmo com a consolidação das demonstrações contábeis, o patrimônio ainda permanece como sendo de propriedade de cada entidade.
Continuidade: Diz respeito ao fato de um ativo manter-se de mesma forma ou transformar-se em despesa, alcançada também e representação quantitativa e qualitativa do patrimônio de outras maneiras, especialmente no encerramento das atividades de entidade.
Oportunidade: O objetivo esta na