Administração da Produção
Diz respeito aquelas atividades orientadas para a produção (do bem físico ou prestação de serviço).
É a maneira como os gerentes de produção exercem suas atribuições para produzir BENS e SERVIÇOS.
Busca um melhor posicionamento competitivo nos mercados, e a sobrevivência nos mercados em que atua.
É preciso cuidar dos recursos físicos e materiais que realizam o processo produtivo.
Função Produção: é a reunião de recursos utilizados para produzir bens e serviços.
Gerente de produção: é o funcionário que possui a responsabilidade de administrar parte ou a totalidade dos recursos produtivos.
Conceitos:
Administração da produção trata da maneira como as organizações produzem bens ou serviços. A função produção é central para as organizações porque produzem bens e/ou serviços que são a razão de sua existência. (SLACK, N.)
A administração da produção é o campo de estudos dos conceitos aplicáveis á tomada de decisão na função produção (empresas industriais) ou operações (empresas de serviços).
Administração: Conjunto de decisões em um ambiente dinâmico. Decisões essas que geram objetivos para controlar recursos para obtenção de resultados.
Eficiência: atingir uma meta.
Eficácia: atingir uma meta ao menor custo possível.
Toda e qualquer organização possui um objetivo de acordo com o setor que ela opera. No setor primário não se agrega valor (extrativismo); o setor secundário é manufatureiro/transformação; o setor terciário se comercializa os produtos. Dentro das organizações não se pode deixar de falar dos níveis.
No nível estratégico o foco geral é sobre a organização (ex:onde implantar uma mineradora) característica de longo prazo; No nível tático se usa departamentalização, as características são voltadas para o seu âmbito (RH, PDP) de médio prazo, previsão de demanda; No nível operacional se coloca em prática as tarefas, foco mais micro. De curto prazo, programação e controle da produção.
Objetivos