OBJETO DA CONTABILIDADE
O objeto da Contabilidade é o Patrimônio das entidades econômico-administrativas. *.
Entidades econômico-administrativas são organizações que reúnem os seguintes elementos: pessoas, patrimônio, titular, capital, ação administrativa e fim determinado. São classificadas em:
a) Instituições:
Entidades com fim socioeconômico: visam lucro que reverterá em benefício da coletividade a que pertencem. Exemplos: institutos de aposentadorias, pensões, previdência, etc.
Entidades com fins sociais: tem por objetivo o bem-estar social da coletividade. Exemplo: associações recreativas e esportivas, hospitais beneficentes, asilos, etc.
b) Empresas: finalidade econômica, visam ao lucro. Exemplo: empresas comerciais, industriais, agrícolas, pecuária, transportes, telecomunicações, turismo, prestação de serviços, etc. Podem ser públicas (constituídas com capital do govervo: CEF, Correios, etc.), privadas (constituídas com capital de particulares: Casas Bahia, Carrefour, etc) ou mistas (capital do governo e particulares: B.Brasil, Petrobrás, etc.).
FINALIDADE DA CONTABILIDADE
A principal finalidade da Contabilidade é permitir a obtenção de informações econômicas e financeiras acerca da entidade.
APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE
A contabilidade abrange todas as entidades econômico-administrativas.
USUÁRIOS DA CONTABILIDADE
Compreendem todas as pessoas físicas e jurídicas que, direta ou indiretamente, tenham interesse na avaliação da situação e do desenvolvimento da entidade, como sócios, acionistas, administradores, governo, fornecedores, bancos, etc.
Sócios, Acionistas e Proprietários
Essas pessoas, interessadas primariamente na rentabilidade e segurança de seus investimentos, que muitas vezes se mantém afastadas da direção das empresas, necessitam de informações resumidas que dêem respostas claras e concisas (precisas, exatas) a suas perguntas.
Por exemplo: qual a taxa de lucratividade proporcionada a seu investimentos em ações ou quotas da