OBJETIVOS E FUNÇOES EM UMA UNIDADE DE SAUDE
EM UMA UNIDADE SANITÁRIA
Nereide Amadeo Herrera *
RSPU-B/313
HERRERA, N. A. — Serviço social: objetivos, funções e atividades em uma unidade sanitária. Rev. Saúde públ., S. Paulo, 10:209-16, 1976.
RESUMO: A partir das experiências desenvolvidas no Centro de Saúde Experimental da Barra Funda, São Paulo (Brasil), foram definidas quatro funções básicas do serviço social em uma unidade sanitária expermiental: função de serviços de atendimento direto à clientela, função administrativa, função de ensino e aperfeiçoamento profissional e função de pesquisa. Juntamente à especificação de suas funções procurou-se determinar seus objetivos e atividades, bem como atribuições do Assistente Social e do Auxiliar Social. Apesar de estarem baseadas nas atividades de um Centro de Saúde Escola, sua aplicabilidade nas demais unidades da rede sanitária não se invalida.
UNITERMOS:
Serviço social, funções.
Unidade sanitária.
Saúde pública.
1. I N T R O D U Ç Ã O
O presente trabalho propõe-se a sistematizar a prática profissional do serviço social em atividades de saúde pública ao nível de uma unidade sanitária, definindo seus objetivos, funções e atividades, bem como atribuições do assistente social e auxiliar social; está baseado nas experiências profissionais desenvolvidas desde 1969 no Centro de Saúde Experimental da Barra Funda. Esta instituição, caracterizada como Centro de Saúde experimental, cuja unidade de atendimento é a família (portanto abrangendo o atendimento à criança, à mulher e ao adulto em g e r a l ) , tem como finalidade desenvolver atividades médico-sanitárias à população residente nos subdistritos da Barra
Funda e Bom Retiro, desenvolver atividades de ensino a alunos de medicina, enfermagem e outras profissões da saúde.
bem como realizar pesquisas operacionais aplicadas à saúde pública, que possam ser estendidas à rede de unidades sanitárias do Estado de São Paulo.
Desde a fase