Objetivos e estrategias funcionais
Os objetivos e estratégias gerais servem de base para uma concepção mais detalhada e especifica. Em geral, são elaborados por áreas funcionais da empresa, daí serem denominados objetivos e estratégias funcionais embora não sejam elaboradas desta forma, essas estratégias têm que estar amarradas às estratégias de negocio da empresa.
As principais estratégias elaboradas são aquelas que se relacionam as seguintes áreas da empresa, compras e materiais, produção/operações, finanças, pesquisa, e desenvolvimento, recursos humanos, sistemas de informação e marketing.
Todas as organizações têm um departamento de compras que varia segundo a estratégia genérica adotada por unidade de negocio.
Vale ressaltar que a função de compras é o primeiro passo do processo de administração de materiais, sendo seguida pelas funções de armazenamento e controle de estoques.
A área de pesquisa e desenvolvimento atua em duas frentes: de pruduto / serviços e de processos. O primeiro refere-se aos esforços que em instancia levam a melhoria ou inovações nos resultados da empresa. O segundo tem como objetivo reduzir os custos de operações e também torna-las mais eficientes. Quanto mais dinâmico for o ambiente, mais importantes se tornam os esforços de pesquisa e desenvolvimento dos dois tipos. (Wright et al.)
As unidades de negocio que competem com a estratégia de nichos-custos baixos ou com a de custos baixos enfatizam P&D de processos no intuito de reduzir seus custos operacionais.
Assim sendo, as ações estratégicas do setor de pesquisa e desenvolvimento devem estar afinadas com a filosofia da empresa no que se refere à agressividade no mercado.
Outra estratégia que pode ser desenvolvida nesse setor da empresa é o de imitação, com ou sem melhoria e manutenção dos produtos já existentes e comercializados, porem desenvolvendo novos processos de produção para se obter redução de custos e vantagem competitiva.
Embora a administração de