Objetivos logisticos
Dessa fusão surge uma das principais empresas de bebida do mundo, com produtos e marcas de qualidade e prestigio, distribuídos pelos segmentos de cerveja, refrigerante, água, isotônico e chá.
Seria necessário vender a marca Bavária, cinco fábricas localizadas em estados estratégicos (Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Amazonas) e abrir a rede de distribuição da companhia. Essas restrições, apesar de fortes, não inviabilizariam a fuzão, que nasceu com 38% do mercado nacional e, no âmbito mundial, como a quinta maior empresa de bebidas e a terceira maior cervejaria. Em apenas cinqüenta dias após o anúncio oficial da fusão da Antarctica e com a Brahma/Skol, iniciou-se a distribuição integrada dos produtos.
Produtividade:
Mais de 100 marcas diferentes, onde o armazenamento é semelhante para todas;
Operações complexas, onde os aproximados 100 produtos venham da fábrica e fiquem no máximo até cinco dias no armazém (cinco dias é o tempo máximo em que os produtos ficam armazenados).
Produtos com giro mais rápido devem estar posicionados próximos aos caminhões de entrega. Assim, gasta-se menos tempo, já que a empilhadeira anda menos, e reduz-se custos, como ela anda menos, gasta-se menos com combustível e manutenção da máquina no longo prazo.
Para acompanhar um mercado do tamanho do Brasil, é preciso contato direto e rápido com os clientes de cada região; é necessário falar a linguagem local e sentir o jeito regional, estando sempre acessível e próximo à todos os clientes e consumidores.
Estar perto do mercado é uma receita simples, mas requer uma estrutura complexa, a nível nacional.
Os critérios são claros: as características regionais, área geográfica e a representatividade de volume em cada região. A divisão