OBJETIVOS DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ERP
O ERP (Enterprise Resource Planning) nada mais é que um sistema de gestão empresarial que visa a integração dos processos de negócios com determinadas diretrizes organizacionais.
Este sistema permite que as empresas possuam total controle dos processos de negócios, haja vista que quanto mais ágil e assertiva forem as informações, maior será a velocidade que esta informação será processada, o que é imprescindível para acompanhar o ritmo frenético do mercado atual. Por isso, cada dia mais, a tecnologia da informação tem crescido no âmbito empresarial, deixando de ser um paliativo para resolução de problemas de sistemas e ocupando maciçamente lugares afixados nas empresas.
Quando um ERP é implantado, ele precisa do acompanhamento dos diretores e/ou responsáveis já que ele estará alterando algumas ações da corporação e demandando custos que terão influência direta sobre a viabilidade econômica da empresa. Se faz necessário que a organização que venha a adotar um ERP, seja veterana no que faz. É muito comum que algumas mal tenham noção das próprias tarefas desempenhadas.
O ERP pode ser visto como um grande banco de dados com informações que interagem e se realimentam. Assim, o dado inicial sofre uma mutação de acordo com seu status, como a ordem de vendas que se transforma no produto final alocado no estoque da companhia.
ERP (SISTEMAS)
A implementação de sistemas de informação em empresas pode ser feita por meio de desenvolvimento específico, por recursos internos ou pela contratação de terceiros, ou ainda pela aquisição de pacotes de software disponíveis no mercado. Do ponto de vista econômico, tem sido, algumas vezes, mais vantajoso para as empresas adquirir sistemas desse tipo no mercado.
Essa prática pode ser comprovada pela quantidade de alternativas disponíveis, bem como pelo sucesso de diversos fornecedores de sistemas ERP. Vários pesquisadores tem se manifestado a respeito dessa tendência. Kale (2000), por exemplo, afirma que a busca