Objetivos da Contabilidade
O principal objetivo da Contabilidade é informar o seu usuário, seja ele interno ou externo. Pouca importância terá uma informação contábil se a utilidade a que se destina é nula.
Segundo IUDÍCIBUS5, a contabilidade pode ser conceituada como sendo: “... o método de identificar, mensurar e comunicar informação econômica, financeira, física e social, a fim de permitir decisões e julgamentos adequados por parte dos usuários da informação.”
Nos tempos atuais, a Informação é uma poderosa ferramenta de gestão a disposição dos empresários, ou seja, através das informações extraídas das demonstrações contábeis e/ou relatórios gerenciais podem-se mensurar o desempenho da organização, traçando planejamento estratégico adequado a partir destas informações.
Segundo WARREN6, a informação contábil é dividida em duas áreas: financeira e gerencial. O diagrama abaixo ilustra as relações entre as contabilidades financeira e gerencial.
CONTABILIDADE FINANCEIRA CONTABILIDADE
GERENCIAL
Usuários:
Características:
As informações da contabilidade financeira são relatadas em Demonstrativos Contábeis úteis para os usuários da contabilidade, como por exemplo, administradores, acionistas, credores, instituições governamentais e público em geral (Figura 01). Segundo WARREN7, “Na medida em que a administração usa esses demonstrativos contábeis para dirigir operações atuais e planejar operações futuras, as duas áreas contábeis sobrepõem-se”. A demonstração Contábil, Objetiva e periodica, relata, os resultados das operações e a condição financeira da empresa de acordo com os princípios fundamentais da contabilidade (PFCs).
As informações da Contabilidade gerencial incluem dados históricos e estimados usados pela administração na condução de operações diárias, no planejamento das operações futuras e no desenvolvimento de estratégias de negócios integradas. As características da contabilidade