OBJETIVO
INTRODUÇÃO: A velocidade média de uma reação química pode ser expressa pela razão entre a variação da concentração de um dos reagentes ou de um dos produtos e o intervalo de tempo no qual ocorreu essa variação. Além da molaridade, as variações das quantidades de reagentes e produtos podem ser expressas em massa, volume (gases), número de mols etc., enquanto o tempo pode ser expresso em hora, minuto e segundo.
DESCRIÇÃO: Na experiência onde usamos dois copos, um com água morna, um com água gelada e duas aspirinas, observamos que o copo com água morna, a aspirina se dissolve mais rapidamente, enquanto o copo com água gelada demora um pouco mais. Essa decomposição ocorre mais rapidamente na água morna pelo fato de que a elevação da temperatura aumenta a energia cinética das moléculas, aumentando os números de colisões e, consequentemente, aumentando a velocidade da reação.
MATERIAIS UTILIZADOS: 1 copo de 200ml com água morna 1 copo de 200ml com água gelada 2 aspirinas de 640mg cada uma
CÁLCULOS: Vm= -mf-mi/vf-vi
DADOS:
Massa da aspirina: 640mg
Água gelada: 1min26seg 86segundos
Água morna: 42segundos
(Água gelada) Vm= -0-640/86-0 Vm=640/86 Vm= 7,441 mg/s
(Água morna)
Vm= -0-640/42-0 Vm=640/42 Vm=15,238 mg/s
CONCLUSÃO: Concluimos que no copo com água morna, a aspirina se decompõe mais rapidamente, devido a elevação da temperatura cinética das moléculas aumentando a velocidade da reação, enquanto menor a temperatura, a decomposição é mais lenta.
REFERÊNCIAS: http://www.alunosonline.com.br/quimica/influencias-na-velocidade-das-reacoes.html http://www.marco.eng.br/cinetica/trabalhodealunos/CineticaBasica/velocidade.html