Obesidade
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM, FISIOTERAPIA E NUTRIÇÃO.
Esther Luana Ferreira da Silva
Ludmylla Ferreira Silva
Obesidade:
Caso Clinico
Caso Cirúrgico
Goiânia, 2012
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM, FISIOTERAPIA E NUTRIÇÃO.
CURSO DE NUTRIÇÃO
Esther Luana Ferreira da Silva
Ludmylla Ferreira Silva
Obesidade:
Caso Clinico
Caso Cirúrgico
O presente trabalho, tem como objetivo fazer analises sobre o tema apresentado, tendo em foco analise de casos clínicos, e cirúrgicos, tendo como objetivo, fazer comparações já com os estudos realizados em salas
Goiânia, 2012
Sumário
Introdução
A obesidade é, provavelmente, a enfermidade metabólica mais antiga que se conhece. A interpretação de obesidade varia de época para época, refletindo os valores culturais e científicos de cada uma. Assim, mulheres com formas arredondadas eram modelos de beleza na Renascença. Apesar destes valores culturais, a obesidade está intimamente relacionada a um aumento na incidência de doenças cardiovasculares, hiperlipemia, hipertensão arterial sistêmica, diabetes, entre outras. A alta prevalência e a importância das comorbidades fazem com que a obesidade seja considerada, uma das mais importantes doenças nutricionais do mundo ocidental.
Estudos epidemiológicos mostram uma tendência de aumento de peso da população tanto de países desenvolvidos quanto de países em desenvolvimento. Atualmente, a obesidade ganha proporções de epidemia mundial, sendo que 50 a 60% da população da América do Norte podem ser classificada como tendo sobrepeso e desse percentual 35% dos americanos são considerados obesos. Paralelamente, a mesma tendência de aumento de peso verificado em países desenvolvidos também é encontrada no Brasil.
Nos últimos 20 anos, em praticamente todas as faixas etárias, houve um aumento na