Obesidade
A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usado pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.
As causas mais frequentes são: A origem genética (distúrbios da leptina), distúrbios endócrinos (doenças de tireoide, das glândulas suprarrenais, hipófise, gônadas) além de maus hábitos alimentares associados a vida sedentária. O termo obesidade mórbida foi criado por Payne em 1963, um cirurgião americano, para caracterizar o potencial de complicações decorrentes da obesidade. Causas da Obesidade Mórbida As razões para a obesidade são diversas e complexas. A obesidade não é simplesmente um resultado de alimentação excessiva.
Ameaça à Saúde Causada pela Obesidade Mórbida
A obesidade mórbida traz consigo um aumento do risco de uma expectativa de vida mais curta. Para pessoas cujo peso excede duas vezes seu peso corporal ideal, o risco de uma morte prematura é dobrado em comparação às pessoas que não são obesas. O risco de morte por diabetes ou ataque cardíaco é de cinco a sete vezes maior. Além das condições de saúde relacionadas à obesidade, o ganho de peso por si só pode levar a uma condição conhecida como obesidade de "estágio final", quando não há opções de tratamento disponíveis para a maioria dos casos. Além disso, uma morte prematura não é a única consequência em potencial. Efeitos sociais, psicológicos e econômicos decorrentes da obesidade mórbida, embora injustos, são reais e podem ser especialmente devastadores.
Fatores que Contribuem para a Obesidade Mórbida
As causas fundamentais da obesidade severa são desconhecidas. Há muitos fatores que contribuem para o desenvolvimento da obesidade, incluindo transtornos genéticos, hereditários, ambientais, metabólicos e alimentares. Há também determinadas condições médicas que