obesidade
OBESIDADE E ATIVIDADE FISICA
Autor(es)
GERALDO ANTONIO CASALE NETO
Orientador(es)
KELEN CRISTINA PACCOLA LARINI
1. Introdução
Este é um trabalho de conclusão de curso de Educação Física e está em fase de desenvolvimento.
A obesidade transformou-se em um problema de saúde publica de considerável importância, vem se tornando mais importante a medida que mais pessoas atingem idade na qual a gordura é facilmente adquirida e difícil de perder, além de serem comuns as doenças degenerativas (Burton, 1979). O tratamento da obesidade envolve necessariamente uma redução alimentar, o aumento da atividade ( foco deste trabalho) e, eventualmente, o uso de algumas medicações, dependendo da situação de cada individuo.
O exercício físico é importante independente da faixa etária e suas limitações que podem comprometer o desenvolvimento da atividade, alguns exemplos disso que podem ser considerados são a velocidade, flexibilidade, agilidade, resistência e as limitações que não podem ser consideradas é quando se trata da inteligência, força, vontade entre outras. Além de ser uma forma preventiva, traz benefício ao cotidiano das pessoas sendo fundamental para portares de doenças crônicas como é o caso da obesidade.
Nos dias de hoje, a evolução tecnológica e a falta de tempo que somos acometidos fazem com que tenhamos uma qualidade de vida inadequada, associada a uma saúde precária, afetando a nossa alimentação, tornando-a escassa e irregular para manter nosso organismo saudável. Também em função de curto tempo disponível ficamos em muitos casos, impedidos de praticar exercícios físicos regulares, esse fatores interligados a pouca informação da sociedade, em vários podem acarretar o sobre peso e a obesidade de crianças e adultos.
2. Objetivos
Baseado nisso, nosso trabalho apresenta os seguintes questionamentos: O que é e como diagnosticar obesidade e sobrepeso? Quais são as causa e conseqüências? Quais os tratamentos?