ESTUDO DE AUTOMATIZAÇÃO DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE LAJOTAS DE CONCRETO
LAJOTAS DE CONCRETO
Gustavo Henrique Winter1
Uiliam Krützmann2
Resumo: A empresa Teutolaje Indústria e Comércio produz diversos produtos do segmento da construção civil, e entre estes, possui uma pequena produção de lajotas de concreto. Como a produção ainda é pequena na empresa, esse processo é realizado de forma bastante manual pelos funcionários. O estudo apresenta uma automatização desse processo com a implantação de um sistema mecânico aliado a um
Arduino, uma interface eletrônica programável. A partir dos sinais transmitidos pelos sensor ao Arduino, este controla um transportador aéreo, motores e atuadores pneumáticos. A partir desse controle, a produção ocorre sem interferência humana. O sistema controlado pelo Arduino produz as lajotas de concreto e as encaminha por um esteira até o local de armazenamento.
Palavras-chave: Automação. Arduino. Lajotas de concreto.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta um estudo realizado para automatizar o processo de fabricação de lajotas de concreto da empresa Teutolaje Industria e Comercio. Esse estudo tem como objetivo demonstrar que com simples mecanismos e alguns instrumentos de controle é possível aperfeiçoar o processo de fabricação obtendo um melhor rendimento produtivo na empresa.
2 PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE LAJOTAS DE CONCRETO
Por possuir pouca demanda no setor de fabricação de lajotas de concreto, a empresa Teutolaje Indústria e Comércio realiza a produção destas basicamente com trabalho manual. Esse setor possui três funcionários trabalhando efetivamente na produção dessas lajotas e de outros produtos a base de concreto.
Os materiais como areia, brita e cimento chegam até a empresa por meio de transportadoras e ficam armazenados em baias onde são devidamente separados para então serem utilizados na produção do concreto. Para se fazer a mistura desse concreto, são utilizadas caixas dosadoras para que o concreto seja