obesidade
INTRODUÇÃO
A OBESIDADE É CONSIDERADA A CONDIÇÃO CLÍNICA BÁSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE SINDROMES METABÓLICAS (METs), ESTANDO ENTRE O CONJUNTO DE FATORES CONTRIBUINTES PARA AS DOENÇAS CARDIOVASCULARES. OUTRAS CAUSAS ALÉM DA OBESIDADE (PARTICULARMENTE A OBESIDADE CENTRAL) QUE ACABAM CORROBORANDO COM AS DOENÇAS CARDIOVASCULARES SÃO HIPERINSULINEMIA, HIPERTENSÃO, DIABETES MELITUS, HIPERLIPIDEMIA, ENTRE OUTROS.
FREQUENTEMENTE O ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) É UTILIZADO COM MÉTODO DE ESCOLHA PARA OBTENÇÃO DE PARÂMETROS EM RELAÇÃO AO SOBREPESO/OBESIDADE, PORÉM, ESTE MÉTODO VEM SENDO CRITICADO NESSES CASOS POIS NEM SEMPRE O IMC É CAPAZ DE PREVER OS RISCOS DE DOENÇAS RELACIONADAS A OBESIDADE, PRINCIPALMENTE NOS PACIENTES COM BAIXA MASSA MUSCULAR MAS COM ALTA GORDURA CORPORAL E TAMBÉM NOS INDIVÍDUOS COM AUMENTO DE GORDURA CORPORAL COM IMC NORMAL.
ATUALMENTE A BIOIMPEDÂNCIA (BIA) VEM SENDO CONSIDERADA O MÉTODO MAIS SIMPLES, E COM MAIOR REPRODUTIBILIDADE DENTRE OS MÉTODOS QUE SE TEM PARA AVALIAÇÃO CORPORAL, MOSTRANDO SER UM EXAME COM UMA ACURÁCIA ELEVADA E DE EXCELENTE CORRELAÇÃO COM A ABSORCIMETRIA DE DUPLA ENERGIA OU DXA.
O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI INVESTIGAR QUAL O MELHOR INDICADOR (ENTRE O INDICE DE MASSA DE GORDURA, IMC E A PORCENTAGEM DE GORDURA CORPORAL) PARA PREDIZER A PRESENÇA DE SINDROMES METABÓLICA, E DETERMINAR O VALOR OTIMO DE CORTE NO SCREENING DAS SINDROMES METABÓLICAS.
MATERIAS E MÉTODOS
O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO NA CHINA, ENTRE O PERÍODO DE JANEIRO E JULHO DE 2011, ONDE INICIALMENTE 2.179 PARTICIPANTES FORAM SELECIONADOS. TODOS FORAM SUBMETIDOS A UM QUESTIONÁRIO PADRÂO, O QUAL COLETOU INFORMAÇÕES REFERENTES A IDADE E SEXO DO PACIENTE, SE O INDIVÍDUO REALIZAVA ATVIDADES FÍSICAS (3X/SEMANA POR MAIS DE 30 MINUTOS), SE ERA FUMANTE, SE USAVA ALGUM TIPO DE MEDICAÇÃO. POSTERIORMENTE AO QUESTIONÁRIO TODOS OS