Obesidade
A obesidade é uma doença crónica, que actualmente é um dos grandes problemas de saúde pública nos países industrializados.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é uma doença em que o excesso de gordura pode afectar a saúde. Este excesso de gordura resulta de sucessivos balanços energéticos positivos, isto é, em que a quantidade de energia ingerida é superior à quantidade de energia gasta. A obesidade é uma doença crónica, é a doença nutricional mais prevalente a nível mundial e a epidemia do século XXI.
Tem um maior número de crianças obesas, as raparigas têm mais peso que os rapazes. A gordura corporal que está acumulada pode afectar a saúde.
Didacticamente, os factores desencadeantes da obesidade são divididos em internos (biológicos) e externos (ambientais). São esses factores que associados ou isolados, desencadeiam a obesidade. Os mais comuns são:
Internos
Imutáveis e inerentes à própria criança. Dividem-se em genéticos e metabólicos.
Externos
São aqueles que fazem parte do ambiente em que a criança vive. Esses podem ser mudados, e é por eles que se inicia o tratamento da obesidade. Os mais importantes são os psicológicos, alimentares e a actividade física.
Causas:
. Quando um dos pais é obeso há um maior risco do filho ser também
. Quando á falta de exercício físico e tem uma má alimentação (gorduras, doces, bolos...).
. As crianças quando estão em stress têm tendência a comer para se sentirem bem.
. Também quando as crianças estão a ver Tv., ou a jogar computador têm a necessidade de levar alguma comida á boca (doces, fritos, etc.).
. E a falta de nutrição.
Hoje em dia as crianças passam mais tempo a jogar no computador e a ver televisão do que a fazer exercício físico (Jogar á bola, etc.), o que aumenta o risco dela engordar.
Muitas mães habituam os seus filhos a ir passear no shopping e depois fazem um pequeno lanche em fast -food, onde a maioria dos alimentos são