Alvenaria
Na Alvenaria Estrutural elimina-se a estrutura convencional, o que conduz a importante simplificação do processo construtivo, reduzindo etapas e mão-de-obra, com conseqüente redução do tempo de execução. Quando de blocos, é possível a aplicação da técnica de coordenação modular, que implica em estabelecer todas as dimensões da obra como múltiplo da unidade básica. Dessa forma são evitados cortes, desperdícios e improvisações. Os projetos complementares podem ser desenvolvidos na forma de 'Kits', montados e testados no canteiro de obras antes de sua instalação. Blocos e elementos especiais podem ser definidos e previamente preparados para posterior utilização. Enfim, é possível desenvolver um sistema racionalizado que resulta na melhoria da qualidade do produto final e em significativa economia.
Projetos com blocos de concreto estrutural
O uso de blocos de concreto em alvenarias estrutural requer uma série de cuidados para que as suas vantagens sejam aproveitadas ao máximo. Em primeiro lugar, devemos citar que para qualquer projeto de alvenaria estrutural é necessário pensar na paginação do projeto para evitar perdas durante a construção. O bloco de concreto possui medidas exatas, então as plantas devem ser moduladas pelo projetista para que não haja quebra de blocos de concreto, para que assim se evite a quebra de blocos, que geraria desperdício. O ideal é que já se pense no projeto paginado, e não que se faça o ajuste depois do projeto pronto, já que o ajuste nunca fica perfeito.
[pic]A alvenaria estrutural é um método construtivo que evita desperdício, trabalhando a base de blocos de concreto
Do edifício construído em risco. O segundo ponto a se considerar é a resistência do bloco. É importante lembrar que existe várias categoria de resistência de bloco de concreto, desde blocos de concreto estrutural de 4Mpa de resistência, o mínimo exigido pela ABNT para alvenarias estruturais, a blocos de até