Obesidade
Segundo Schmidt (2000) gordura é o nome dado a uma categoria numerosa de substâncias que obtemos dos alimentos, ou que produzimos em nosso organismo. Em jargão técnico, elas são conhecidas como lipídios.
A adequada utilização dos ácidos graxos que ingerimos com os alimentos depende, em primeiro lugar, da digestão e da absorção.A digestão é oé o processo pelo qual as enzimas do trato digestivo desdobram os alimentos em componentes cada vez menores. A absorção é o processo pelo qual o organismo transfere os nutrientes do trato intestinal para o interior da corrente sanguínea(SCHMIDT, 2000).
Os alimentos ricos em gordura são misturados com a saliva. A língua produz traços de uma enzima digestiva de gordura que efetua parte da degradação, especialmente de gorduras do leite. A gordura da mistura tende a flutuar em meio do liquido e em alimentos aquosos do estômago. Apenas uma pequena quantidade de gordura é digerida. A gordura é a ultima a deixar o estômago. O fígado secreta bile; a vesícula armazena a bile e a libera para o intestino delgado. A bile emulsifica a gordura e a prepara para a ação enzimática. O pâncreas produz enzimas que digerem a gordura e as libera ao intestino delgado para o processo de divisão das gorduras em suas partes componentes (principalmente ácidos graxos) as quais, em seguida, são absorvidos. Alguns materiais gordurosos escapam à absorção e são transportados para fora do corpo com outras excreções.
Fonte:http://2.bp.blogspot.com/rkeVCaLNY54/UZUklf__NGI/AAAAAAAAApk/pPujlZbtOl0/s1600/Alvos+em+potencial_Obesinfantil.jpg
REFERÊNCIAS
MELLISSE AbykeylaTosatti, Digestão e Absorção dos Alimentos, disponível em http://www.nutrociencia.com.br/upload_files/arquivos/Digest%C3%A3o%20e%20Absor%C3%A7%C3%A3o%20dos%20Alimentos.pdf acesso em 26 de abril de 2014
SCHMIDT,Michael A,Gorduras inteligentes, 2000 ed 1, pg 56-57; Editora Roca