O PEDAGOGO E SUAS ATRIBUIÇÕES
Esse trabalho tem como sua pretensão, não de relatar a história da Pedagogia, seus limites e seus avanços mas, sim, destacar os diversos discursos referentes à Pedagogia como ciência da educação. Enquanto hoje se questiona: Qual é a identidade da Pedagogia? É ou não é uma ciência? A pedagogia é Ciência da Educação? Qual é o objeto de estudo da Pedagogia? Educação ou ensino? Esses são alguns dos questionamentos que procuramos senão responder, ao menos expô-los a seguir. Diante destas reflexões, propõem-se, neste, evidenciar os vários olhares constituídos pelos educadores sobre a Pedagogia como ciência da educação e como a pedagogia se apresenta.
Desenvolvimento
Sabe-se que a docência no Brasil se constituiu sem prestigio, pois até hoje os espaços de formação de professores são polêmicos e indefinidos.
A Pedagogia tem como base a docência e infelizmente não considera o estudo do fenômeno educativo, em todas as suas dimensões, compreendendo os elementos da ação educativa e sua contextualização: o aluno como sujeito do processo de socialização e aprendizagem; os agentes de formação; as situações concretas em que ocorrem os processos formativos e o contexto socioinstitucional das instituições (LIBÂNEO, 2007). Esta mesma Resolução (BRASIL, 2006) ressalta a docência, prescrevendo o seguinte:
Art. 2º As Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia aplicam-se à formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
§ 1º Compreende-se a