obesidade
O que é Obesidade?
A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia.
Ou seja: a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.
Diagnóstico
A obesidade é determinada pelo Índice de Massa Corporal (IMC) que é calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). O resultado revela se o peso está dentro da faixa ideal, abaixo ou acima do desejado - revelando sobrepeso ou obesidade.
Cálculo do IMC:
IMC = peso (kg) / altura (m) x altura (m)
O valor obtido estabelece o diagnóstico da obesidade e caracteriza também os riscos associados :
Tabela
O peso normal, de um adulto, com mais de 20 anos de idade, varia conforme sua altura, podemos também estabelecer os limites inferiores e superiores de peso corporal para as diversas alturas :
Tabela
Medidas de espessura das dobras cutâneas a medida das pregas adiposas baseia-se no facto de que uma grande parte do conteúdo corporal total da gordura fica localizada nos depósitos adiposos existentes debaixo da nossa pele.
CLASSIFICAÇÃO DA OBESIDADE
Existem três tipos de obesidade:
Obesidade difusa ou generalizada;
Obesidade ginecóide ou subcutânia (pêra): tem o acúmulo de gordura entre a pele e o músculo : Está associada a um risco maior de artrose e varizes.
Obesidade andróide ou visceral (maçã): a gordura está aderida aos órgão(estômago, intestino, fígado, etc) : o risco de ter problemas cardíacos é muito alto.
A simples medida da circunferência abdominal é um indicador do risco de complicações na obesidade, sendo definida de acordo com o sexo do paciente: tabela CAUSAS DA OBESIDADE
Alimentação exagerada: excesso de alimentos gordurosos,excesso de alimentos que contêm açúcar e excesso de alimentos a base de carboidrato
Inatividade física: sedentarismo,