Obesidade
É um período da vida onde ocorrem várias mudanças físicas e psicológicas, altamente influenciadas por fatores genéticos e étnicos. É uma fase de muitas transformações que refletem de hábitos dos familiares e principalmente dos amigos, ou seja, de outras pessoas de sua convivência social, daquela cultura em que este indivíduo está inserido.
E é aí, nesse quadro, onde devemos dar maior atenção principalmente a adolescentes com algum tipo de problema em especial, como é o caso de adolescentes obesos.
Devido às suas condições, adolescentes obesos podem possuir graves problemas emocionais, sofrerem de depressão e outros problemas ligados à condição física, sendo que muitos deles até já consideraram o suicídio como sendo o melhor caminho para se livrar das humilhações que por vezes passam devido à sua obesidade. Talvez por consequência de tantos problemas no convício social, jovens com excesso de peso geralmente possuem menos amigos do que os adolescentes magros de sua idade.
A obesidade entre os adolescentes alcançou proporções de epidemia em muitos dos países desenvolvidos. Nos Estados Unidos, cerca de 15% dos adolescentes são considerados obesos!
No organismo de qualquer pessoa, as calorias consumidas por meio dos alimentos, quando não são queimadas (utilizadas), são armazenadas em celulas de seu corpo, no tecido adiposo. Na gordura, assim digamos.
Em termos científicos, a obesidade acontece quando uma pessoa armazena uma quantidade muito grande de energia, isto é, o tecido adiposo cresce exageradamente. As causas para o desequilíbrio entre calorias ingeridas e queimadas podem variar de pessoa para pessoa. Fatores genéticos, ambientais e psicológicos, entre outros, podem causar a obesidade.
Fatores psicológicos que contribuem para obesidade