obesidade
Um dos problemas de saúde mais comuns da população moderna
E.E. Gabriel Ortiz Prof
ENSINO MÉDIO 3º ANO
Obesidade
São Paulo
2013
Sumário
Introdução
Definição
Obesidade é uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no corpo, causado por um gasto energético menor que o consumo, e que é acompanhado por doenças que trazem prejuízo à saúde. A definição da obesidade foi alvo de discussões por muito tempo, mas a OMS acabou decidindo classificá-la como doença, pois tem tomado características epidêmicas e vem aumentando cada vez mais o número de pessoas que sofrem deste mal.
Diagnóstico de Obesidade
A obesidade é determinada pelo Índice de Massa Corporal (IMC) que é calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). O resultado revela se o peso está dentro da faixa ideal, abaixo ou acima do desejado - revelando sobrepeso ou obesidade.
Classificação do IMC:
Menor que 18,5 Abaixo do peso
Entre 18,5 e 24,9 - Peso normal
Entre 25 e 29,9 - Sobrepeso (acima do peso desejado)
Igual ou acima de 30 - Obesidade.
Cálculo do IMC:
IMC=peso (kg) / altura (m) x altura (m)
Exemplo: João tem 83 kg e sua altura é 1,75 m
Altura x altura = 1,75 x 1,75 = 3.0625
IMC = 83 divididos por 3,0625 = 27,10
O resultado de 27,10 de IMC indica que João está acima do peso desejado (sobrepeso).
Causas
Assim como várias doenças, a obesidade está associada a muitos tipos de fatores, entre eles algumas influências genéticas e sociais, hábitos que podem ser influenciados pelo ambiente familiar ou individual, que, de alguma forma, podem acabar agravando uma nutrição inadequada. Sabe-se que associados a todos estes fatores, sempre há uma ingestão incorreta de alimentos, seja pela quantidade acima do necessário, seja pela qualidade. Também ocorre um gasto energético insuficiente, sendo que isso pode ocorrer por costumes individuais, fatores