Obesidade
A definição da obesidade foi alvo de discussões por muito tempo, mas a OMS acabou decidindo classificá-la como doença, pois tem tomado características epidêmicas e vem aumentando cada vez mais o número de pessoas que sofrem deste mal.
Causas
Assim como várias doenças, a obesidade está associada a muitos tipos de fatores, entre eles algumas influências genéticas e sociais, hábitos que podem ser influenciados pelo ambiente familiar ou individual, que, de alguma forma, podem acabar agravando uma nutrição inadequada.
Sabe-se que associados a todos estes fatores, sempre há uma ingestão incorreta de alimentos, seja pela quantidade acima do necessário, seja pela qualidade. Também ocorre um gasto energético insuficiente, sendo que isso pode ocorrer por costumes individuais, fatores genéticos ou distúrbios hormonais diversos.
· Fatores genéticos
Diferente de algumas pessoas que conseguem diminuir seu peso apenas com leves mudanças na alimentação ou com a adição de exercícios físicos em sua rotina, outras têm dificuldades por possuírem tendências genéticas a engordar.
Na verdade não se sabe ao certo quais os genes estão diretamente relacionados com a obesidade, mas alguns estudos podem demonstrar que realmente o material genético influência no acúmulo de energia no corpo. Estudos feitos com filhos adotivos mostram que estes têm uma tendência a possuírem o peso corporal semelhante a seus pais biológicos, desconhecidos por seus filhos, e não com os pais que os criaram e os ensinaram a comer. Outro estudo que defende esta tese é análise de gêmeos idênticos. Quando comparados a gêmeos fraternos, os primeiros possuem sua massa corporal muito mais parecida do que os segundos, que não possuem o mesmo DNA.
Talvez a genética não seja a principal causa da obesidade, porque o