Obesidade
O que é Obesidade?
A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.
Causas da obesidade
As causas da obesidade podem ser quatro: excesso de ingestão falta de atividade física, tendência (genética) e problemas glandulares (endócrinos).
Conseqüências da obesidade
As conseqüências da obesidade para a saúde incluem distúrbios psicológicos como baixa autoestima e, físicos como as doenças cardíacas. Outras conseqüências da obesidade para o corpo são:
Aumento do risco de desenvolver diabetes tipo 2;
Aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardíacas pelo acumulo de gordura no interior das artérias;
Hipertensão arterial;
Acidente vascular cerebral;
Insuficiência renal;
Aumento dos triglicerídeos;
Aumento do colesterol;
Aumento do risco de desenvolvimento ou agravamento das varizes;
Desgaste precoce das articulações da coluna, quadris, joelhos e tornozelos devido ao excesso de peso;
Aumento do risco de desenvolvimento de câncer colo-rectal e câncer da próstata no homem, e câncer de mama, do endométrio, do ovário e das vias biliares, nas mulheres.
Tratamento
Como a obesidade é provocada por uma ingestão de energia que supera o gasto do organismo, a forma mais simples de tratamento é a adoção de um estilo de vida mais saudável, com menor ingestão de calorias e aumento das atividades físicas. Essa mudança não só provoca redução de peso e reversão da obesidade, como facilita a manutenção do quadro saudável.