texte da caixa branca
TESTE DE CAIXA BRANCA
O teste da caixa branca usa a estrutura de controle do projeto procedimental para derivar casos de teste. O engenheiro de software pode derivar os casos de teste que:
1. garantam que todos os caminhos independentes dentro de um módulo tenham sido exercitados pelo menos uma vez;
2. exercitem todas as decisões lógicas para valores falsos ou verdadeiros;
3. executem todos os laços em suas fronteiras e dentro de seus limites operacionais;
4. e exercitem as estruturas de dados internas para garantir a sua validade.
TESTE DE CAMINHO BÁSICO
É uma técnica de caixa branca , e possibilita que o projetista do caso de teste derive uma medida da complexidade lógica de um projeto procedimental e use essa medida como guia para definir um conjunto básico de caminhos de execução.
TESTE DE ESTRUTURA DE CONTROLE
Se divide em vários testes , dentre os quais merecem destaque:
1. Teste de condição
É um método que põe a prova as condições lógicas contidas num módulo de programa. Ele concentra-se em testar cada condição do programa.
O propósito do teste de condição é detectar não somente erros nas condições de um programa, mas também outros erros no programa.
O teste de ramos e teste de domínio são exemplos de estratégias de teste de condição.
2. Teste de fluxo de dados
O método de teste de fluxo de dados seleciona caminhos de teste de um programa de acordo com as localizações das definições e usos de variáveis no programa.
As estratégias de fluxo de dados são úteis para selecionar caminhos de teste de um programa que contenha instruções de laços e if aninhadas.
3. Teste de laços (LOOPS)
Os laços são o fundamento para grande maioria de todos os algoritmos implementados no software. O teste de laços se concentra exclusivamente na validade das construções de laços. Quatro diferentes classes de laços podem ser definidas:
Laços Simples
Laços Aninhados
Laços Concatenados
Laços Não-estruturados
TESTE DE CAIXA PRETA
Os métodos de