Obesidade, Pirâmide Alimentar e Transtornos Alimentares
Tipo ginecóide ou genóide: acúmulo de gordura na região dos quadris, conhecida como obesidade pêra.
Tipo andróide: acúmulo de gordura na região abdominal, conhecida como obesidade maçã, e está relacionada com o aumento de risco de doenças cardiovasculares.
Alterações celulares
Hipertrofia: aumento do tamanho da células adiposas, mais comum em adultos.
Hiperplasia: aumento do número de células adiposas, mais comuns em crianças.
Causas da obesidade: hereditariedade, disfunções do sistema endócrino(hipotireoidismo), fatores ambientais( sedentarismo, má alimentação, alterações psicológicas).
Fatores que prejudicam uma vida saudável: avanços tecnológicos, redução da atividade física associada ao lazer, meios de transporte, TV, controle remoto, etc.
Para diagnosticar a obesidade são feitos exames antropométricos: Imc, circunferência da cintura/quadril, dobras cutâneas e bioimpedância.
O acúmulo de gordura está associado a patologias como pressão alta, aterosclerose, diabetes ou resistência à insulina, Problemas articulares e cardíacos.
Tratamento: Acompanhamento psicológico, medicamentos, atividade física + dieta, cirúrgico.
S dietas tem como objetivo proporcionar perda de peso lenta e gradual, reduzir os riscos cardiovasculares, reeducação alimentar, manutenção do peso perdido após o tratamento.
Orientações: mastigar bem, comer em ambiente tranqüilo e não associar a outras atividades, cardápio individualizado, iniciar refeições pela salada, uso consciente do light(menor teor de calorias) e do diet(isenção do nutriente açúcar).
BASE DA PIRÂMIDE:Cereais, pães, raízes e tubérculos e massas(5 a 9 porções); responsáveis em fornecimento de energia; ricos em carbohidratos.
Grupo 2: Hortaliças (4 a 5 porções)Alimentos reguladores,ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água.
Grupo 3:Frutas (3 a 5 porções) alimentos reguladores, ricos em vitaminas, sais