Obesidade na Adolescência
Alexandre Alfonso Schoenfelder
OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA
Trabalho apresentado na disciplina de Educação Física, na 3ªsérie3 do Ensino Médio Noturno, referente ao 1°Bimestre.
Professor: Christian Alexandre Alves Rosa
20/04/2015
Pomerode
Introdução
Neste trabalho irei falar sobre a obesidade na adolescência. Mas afinal o que é obesidade? De que forma ela se torna uma doença? Quais as suas complicações? E o que é o IMC? Existe algum tipo de cura/forma de prevenir a obesidade?
O que é obesidade?
A obesidade é definida como o excesso de gordura corporal, geralmente distribuída por toda a superfície corpórea.
A melhor maneira de definir a obesidade é pela medida do peso corporal, e correlacionando-o com a idade da criança ou com sua altura. Existem curvas e gráficos específicos que permitem avaliar essas relações, e consequentemente definir o estado nutricional do indivíduo. Os adolescentes podem ser avaliados quanto ao índice de massa corporal (IMC).
A obesidade não é mais apenas um problema estético, que incomoda por causa da “zoação” dos colegas. O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto.
O que é e para que usamos o IMC?
IMC é uma sigla utilizada para Índice de Massa Corporal.
O Índice de Massa Corporal é uma medida utilizada para medir a obesidade adotada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É o padrão internacional para avaliar o grau de obesidade.
O sobrepeso e a obesidade, indicados pelo IMC, são fatores de risco para doenças tais como a hipertensão arterial, a doença arterial coronariana e o diabetes melittus, além de outras patologias consideradas de alto risco para a Saúde Pública.
Hoje em dia, o IMC é utilizado como forma de comparar a saúde de populações, ou até mesmo definir