ETAPA 1 SINTESE
Na infância é importante trocar experiências e falar sobre o que gostam. Para desenvolvimento pleno das capacidades orais e escritas é necessário que o educador leve para a sala de aula oportunidade para esse processo acontecer naturalmente.
A escola pode ajudar a organizar o bate-papo muito comum nas horas do parque o merenda. Esse tema foi usado como base de um projeto didático desenvolvido pela ONG das mulheres pela Educação.
Os educadores dividem o trabalho em etapas, enfatizando a oralidade, escrita e leitura. Esse trabalho ajuda, entre outros, a desenvolver a identidade e respeito às opiniões diversas. O professor tem a função de interferir e incitar a participação das crianças, fazendo questionamentos, confrontando opiniões e sugerindo aos demais que coloquem seu ponto de vista sobre o assunto. Essa é uma oportunidade para ensinar regras simples de convivência como, por exemplo, quando um colega fala o outro escuta, para que quando este quiser falar também seja ouvido.
As situações de interação ajudam a construir conhecimentos sobre a oralidade. O professor pode sugerir que as crianças façam interação sobre as frutas que mais gostam e depois escrevam a seu modo uma lista dessas frutas. Essa sugestão pode ser trocada por animais, cores, brincadeiras e brinquedos, dessa forma desenvolvem-se uma percepção nas crianças de que sua opinião é importante.
A ultima etapa é produzir algo com as sugestões orais e escritas anteriores, cada aluno pode ler o que produziu para que o professor compreenda o nível de aprendizado desse aluno, estimulando sempre a comparação da grafia de algumas palavras. No fim de tudo a produção do livro arremata o projeto. Sugerindo então que cada criança faça a sua produção. A turma toda deve decidir o titulo da obra, a capa e ordem de paginas. Os trabalhos que vão para o livro podem ser sugeridos pelo professor ou pelas crianças.
Desta maneira é aprendido desde cedo as praticas