Obesidade infantil
A obesidade infantil não é apenas um problema de estética, o excesso de peso, pode causar vários problemas de saúde, como diabetes, problemas cardíacos, aumento do colesterol, doenças cardiovasculares, problemas respiratórios, e ortopédicos, e muitas vezes geram preconceito e dificuldades de relacionamentos sociais e afetivos.
São muitos fatores que levam a criança, a obesidade como, hábitos alimentares errados, estilos de vida sedentários, genética, e algumas vezes distúrbios psicológicos ou hormonais. Em geral é causada pelo consumo de alimentos com alto valor calórico.
Hoje em dia, com o fascínio e a facilidade ao acesso dos avanços tecnológicos, como televisão, computador, videogames, onde as crianças passam horas, e não se esforçam para praticar uma atividade física. Outro elemento que contribui para a obesidade é a violência urbana, onde as crianças ficam restringidas para brincar em espaços abertos, e com a vida corrida dos pais no cotidiano, que também acabam oferecendo muitas vezes pela facilidade e rapidez comidas industrializadas, congeladas, fast/foods, frituras e bebidas artificiais, não dando atenção adequada para a alimentação. Isso tudo se torna fatores preocupantes para o desenvolvimento da obesidade.
A obesidade infantil resulta de um desequilíbrio entre a formação (ingestão) e a destruição (gasto energético) de células adiposas (de gordura) no organismo.
Desbalanço entre as calorias ingeridas, sob forma de alimentos e as calorias gastas pelo individuo para seu organismo funcionar.
A valor calórico é calculado através do IMC, ou índice de massa corporal, valor obtido, quando se divide o peso pelo quadrado da altura, formula ( peso/altura²)
Alguns fatores que causam a obesidade infantil
Consumo desmasiado de alimentos gordurosos
Falta de atividade física
Ansiedade
Depressão
Fatores hormonais
Fatores genéticos.
Doenças que a obesidade para gerar
Aumento do colesterol
Diabete