obesidade infantil
Sistema Circulatório e Hematopoiético
PREVENÇÃO DA OBESIDADE ASSOCIADA À ATEROSCLEROSE NA INFÂNCIA
INTRODUÇÃO: As tendências nutricionais atuais direcionam para uma dieta mais ocidentalizada que aliada à diminuição progressiva da atividade física, principalmente na infância, convergem para o aumento no número de casos de obesidade em todo o mundo.1. Em relação a aterosclerose a medida em que foram sendo compreendidos os mecanismos de origem e desenvolvimento desta doença consolidou-se o conceito de que este tratamento deve começar na infância.2 .
OBJETIVO: Esclarecer através das pesquisas realizadas como podemos agir de forma preventiva em relação a obesidade infantil e o processo aterosclerótico na infância, procurando compreender se estes também podem estar associados.
MÉTODOS: Busca na literatura de 01/06/14 à 22/06/14, onde foram feitas pesquisas nas bases de dados Scielo, Cidsaude e Medline, usando as palavras chaves: obesidade e aterosclerose, obtendo através destas mais de trinta artigos que abordam assuntos complementares ao deste resumo, porém foram selecionados sete.
RESULTADOS: Foi possível observar que a prevenção da obesidade através da alimentação e da atividade física regular é uma tarefa das mais importantes, pois seu sucesso repercutirá em vários fatores de risco, tais como: dislipidemia, hipertensão e alterações do metabolismo dos carboidratos. 3, 4.
CONCLUSÃO: Podemos afirmar que a obesidade infantil pode muitas vezes estar associada a aterosclerose na infância 5,6. e é necessário que a prevenção da doença aterosclerótica seja iniciada nesta fase, o pediatra e os familiares devem estar atentos para identificar e intervir precocemente nos seus fatores de risco, para que sejam adotados programas preventivos de saúde, que incluem hábitos alimentares adequados e estilo de vida saudável. 7.
1. Francischi P, Et al. Obesidade: atualização sobre sua etiologia, morbidade e