Obesidade Infantil
A obesidade hoje é considerada uma doença crônica multifatorial podendo causar patologias graves como: diabetes, complicações cardiovasculares entre outras, podendo também causar complicações psicológicas como: sofrimento, depressão, dificuldade na interação social.
Segundo um pesquisador a obesidade está diretamente ligada a infância, entre 2 e 3 anos fase em que se adquire a maior parte das células adiposas
Um dos fatores mais importantes da causa da obesidade na infância está relacionada a hábitos alimentares.
Desde pequeno se aprende que comida é premio e a sobremesa a recompensa pela criança ter comido o que os pais queriam.
Segundo pesquisas por trás da obesidade infantil pode estar ocorrendo por causa de distúrbios psicológicos como depressão e transtornos alimentares.
Na sociedade ocidental ser magro(a) está relacionado a ser feliz ter sucesso etc.
Tudo isso imposto pela mídia ignorando até mesmo fatores genéticos.
Dessa forma pessoas com sobre peso sentem-se inferiores e excluídas sofrendo vários transtornos psicológicos como baixa auto estima depressão entre outros.
Critérios para avaliação da obesidade
A organização mundial de saúde recomenda o índice de massa corporal (IMC) como um método indireto para avaliar gordura corporal.
Alguns pesquisadores consideram que usar somente o IMC para avaliar crianças não consiste em avaliação precisa uma vez que a proporção de gordura corporal é alterada em função da idade.
Procedimentos
Para compreensão das causas e consequências da obesidade infantil foi realizada uma entrevista semiestruturada com a família representada na maioria pelas mães, a entrevista consistia sobre hábitos alimentares das crianças em casa e nas escolas, professores também foram entrevistados sobre hábitos das crianças na escolas como se comportavam diante dos colegas, foram aplicados também alguns testes como desenhos e trabalho com