OBESIDADE INFANTIL Ed
QUAIS AS CAUSAS DA OBESIDADE INFANTIL ? Quando a criança come mais do que precisa, seu corpo armazena as calorias extra em células adiposas para usar como energia mais tarde. Se essa ingestão de alimentos exagerada continua com o decorrer do tempo e seu corpo não precisa dessa energia armazenada, ela desenvolve mais células adiposas, assim levando a obesidade.
Dês de bebês, nosso organismo tem um limite de satisfação. Mandar a criança comer tudo que esta servido no prato mesmo depois dela estar satisfeita e oferecer guloseimas, que mesmo a pessoa estando sem fome, gera uma vontade enorme de comer, são coisas que ajudam a desenvolver a obesidade. Ás 6 principais causas são:
Causas Nutricionais: de longe o fator mais comumente envolvido.
Causas Psicológicas: crianças ansiosas terminam comendo mais.
Causas Ambientais: a falta de atividade física é a principal representante deste grupo
Causas Hormonais: algumas doenças endócrinas (p.ex., Hipotireoidismo, síndrome de Cushing, Deficiência de Hormônio do Crescimento, etc) podem se manifestar com ganho de peso. Estas doenças respondem por cerca de 10% dos casos de Obesidade Infantil.
Causas Genéticas: crianças portadoras de Síndrome de Down, Síndrome de Turner e outros distúrbios genéticos realmente têm "facilidade" para engordar.
Causas Medicamentosas: alguns medicamentos, como os corticóides, podem provocar ganho de peso.
QUAIS OS EXAMES DA OBESIDADE ? O médico realizará um