Números complexos
COLÉGIO: C.E.DUCLER LAUREANO MATOS
PROFESSOR: SÉRGIO JOSÉ DA SILVA
MATRÍCULA: 00/0964754-6
SÉRIE: 3º ANO – ENSINO MÉDIO
TUTOR: LEANDRO MENDONÇA DO NASCIMENTO
PLANO DE TRABALHO SOBRE:
NÚMEROS COMPLEXOS
Sérgio José da Silva sergio_sjs@yahoo.com.br 1. Introdução:
Apesar de alguns livros didáticos justificarem o estudo dos Números Complexos como uma necessidade de se obter o resultado de uma equação de 2º grau, cujo delta seja negativo. A verdade é que o Conjunto dos Números Complexos surgiram naturalmente quando os matemáticos resolveram encontrar uma fórmula de obtenção das raízes da equação do 3º grau.
As equações de 2º grau apareceram na matemática já nas tabuletas de argila da Suméria, aproximadamente 1700 anos antes de Cristo. Porém foi o matemático Bháskara(1114-1185) que divulgou e popularizou a respectiva fórmula de resolução. No entanto somente no início do século XVI que Cardano e Tartaglia descobriram a fórmula das raízes das equações de terceiro grau. Em 1575, um outro algebrista italiano chamado Raphael Bombelli publicou um livro chamado Álgebra em que descreve as idéias de Cardano de forma didática, onde aparece pela primeira vez a necessidade explícita de introduzir os números complexos.
Portanto, daí a necessidade de se apresentar um breve histórico, aos alunos, do surgimento do Conjunto dos Números Complexos, e só após iniciar propriamente com as características, propriedades e operações como Números Complexos.
Nesta tarefa será feita uma breve apresentação histórica e em seguida serão apresentadas às características e propriedades e logo após será dado ênfase as operações com Números Complexos, estimulando sempre o aluno a construir o seu próprio conhecimento em relação ao assunto abordado.
2. Estratégias adotadas no Plano de Trabalho:
Na primeira etapa do plano será feito uma revisão do conteúdo pré-requisito necessário e uma