Não tenho
2.5.1 Densidade
A densidade de um corpo é um número absoluto que representa a relação do peso do corpo para o peso de um igual volume de uma substância tomada com padrão, no caso de líquido a água é a referencia e o ar no caso dos gases.
Com isso pode-se aplicar as seguintes equações onde, d é a densidade, e ρ a massa especifica. (2)
2.5.2 Viscosidade
A viscosidade de um fluido pode ser considerada como a propriedade que determina o grau de sua aversão à força cisalhante, definida preliminarmente à interação entre as moléculas de um fluido.
Portanto, a viscosidade “é uma medida da resistência do fluido ao cisalhamento quando o fluido se move, lembrando que um fluido não pode resistir ao cisalhamento sem que se mova, como o que pode um sólido.” (HUGHES;BRIGTON,1979,p.4).
O fluido entre duas placas de grande tamanho, em movimento relativo tem perfil de velocidade linear, assim não existe deslizamento entre o fluido e as placas, ou seja em uma interface entre um fluido e um sólido , a velocidade do fluido deve ser a mesma que a do sólido. * Compressibilidade
Com as mudanças de pressão nos fluidos ocorre a deformação, ou seja, todos os fluidos se comprimem se aumenta a pressão e consequentemente sua massa especifica também aumenta.
O coeficiente de compressibilidade (módulo de elasticidade volumétrica), é definido como a razão da variação da pressão (Δp), pela mudança da massa específica (Δρ/ρ), enquanto a temperatura permanece constante. A compressibilidade tem as mesmas unidades da pressão. * Tensão Superficial
Quando há uma molécula no interior de um líquido, ela está mercê de forças que a atraem por todas as direções, e o vetor dessas forças é nulo. Entretanto se uma molécula está na superfície de um líquido, então ela é solicitada para o interior do líquido por uma força de coesão que é perpendicular à superfície do mesmo necessitando de certo trabalho para deslocar as moléculas dessa força oposta.
O