não sei
8. Definição - As forças têm a qualidade de realizarem 'trabalho', função dos deslocamentos que provocam nos corpos. Todo trabalho implica numa transferência de energia (outro modo de se transferir energia de uma região para outra é através de ondas). Em Ciência, toda transferência de energia se dá através do trabalho ou de ondas. O trabalho de uma força é definido como o produto da intensidade da força pela extensão do deslocamento que ela determina no corpo, quando o deslocamento se dá na direção da força; no caso geral, nesse produto se considera apenas o componente da força segundo a direção do deslocamento. Vejamos várias situações:
8.1 Trabalho da força constante num deslocamento retilíneo -
8.2 Trabalho da força constante num deslocamento curvilíneo -
8.3 Trabalho da força variável numa trajetória qualquer -
No gráfico, f(x) é o componente tangencial da força variável que atua no corpúsculo; a área hachurada mede, naquele deslocamento, o trabalho da força total (não esquecer que o trabalho da componente normal é nulo!).
Notas - (a) É nulo o trabalho das reações vinculares normais à direção do deslocamento; (b) É nulo o trabalho da resultante centrípeta.
8.4 Trabalho das forças elásticas restauradoras - Tomando-se por ponto de referência a posição de equilíbrio do sistema deformável, sua energia potencial elástica, quando apresenta a deformação x, é medida pelo trabalho realizado pelas forças elásticas de restituição no deslocamento x:
8.5 Trabalho da força eletrostática (coulombiana) -
8.6 Trabalho da força de intensidade constante, tangencial, numa rotação -
8.7 Teorema de Varignon - "O trabalho da resultante de um sistema de forças (componentes) num dado deslocamento é igual à soma algébrica dos trabalhos componentes".
8.8 Unidades coerentes de trabalho -
C.G.S. ==> erg = dina