: VPL E TIR (Análise de projetos)
Módulo: 4
Atividade: 2 (individual)
Título: VPL E TIR (Análise de projetos)
Aluno: Regiane Xavier da Silva
Disciplina: matemática financeira
Turma: T0329_0414
Introdução
O Valor Presente Líquido (NPV) e a taxa interna de retornos são utilizados na análise de operações de investimentos ou financiamentos.
O Valor Presente Líquido de um fluxo de caixa de uma operação é o somatório de todos os valores futuros calculados no instante t=0 juntamente com o valor no instante zero.
A Taxa Interna de Retorno de um fluxo de caixa da operação é a taxa real de juros da operação financeira que faz com que o NPV seja igual a zero.
Há uma relação entre esses dois valores financeiros, sendo que as considerações sobre eles devem resultar de análises invertidas quando se tratar de Investimentos ou Financiamentos. A razão desta inversão é que alguém, ao realizar um Investimento de capital espera ampliar o mesmo, ao passo que ao realizar um Financiamento de um bem espera reduzir a aplicação.
Justificativa
Em um Investimento, se NPV for positivo, a Taxa Interna de Retorno é maior do que a Taxa de Mercado, se NPV for negativo, a Taxa Interna de Retorno é menor do que a Taxa de Mercado e se NPV=0 então a Taxa de Mercado coincide com a Taxa Interna de Retorno .
Chama-se Taxa de Mercado a taxa utilizada pelo investidor a titulo de comparação, podendo ser obtida por ele no mercado.
Em um Financiamento, se NPV for positivo, IRR é menor do que a Taxa de Mercado, se NPV for negativo, IRR é maior do que a Taxa de Mercado e se NPV=0, então a Taxa de Mercado coincide com a Taxa Real (IRR).
Em resumo:
NPV
IRR do Investimento
IRR do Financiamento
Igual a 0
Igual à Taxa de mercado
Igual à Taxa de mercado
Positivo
Maior que a Taxa de mercado
Menor que a Taxa de mercado
Negativo
Menor que a Taxa de mercado
Maior que a Taxa de mercado