Análise de projetos pela VPL e TIR.
Título: Análise de projetos pela VPL e TIR.
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira Turma:
Introdução
Os critérios analisados para melhor escolher um projeto são o VPL (valor presente líquido) e o TIR (taxa interna de retorno).
O VPL dá ao investidor a medida exata do lucro/prejuízo de um investimento a valor presente, ou seja, a valores de hoje. Nesse sentido, é o lucro/prejuízo do investidor que investe X – ou custo – no projeto que vale Y – valor do projeto. Assim sendo, o VPL é a diferença entro o valor e o custo de um ativo. O VPL deve ser maior do que zero para que um projeto seja considerável viável.
O TIR dá ao investidor a medida exata da taxa de retorno intrínseca de um projeto. Contudo, a TIR pode não ser um bom critério para aqueles que não dominam perfeitamente o assunto, podendo conduzir a conclusões erradas. Assim sendo, a TIR não deve ser utilizada por leigos.
Justificativa
Discutir sobre as vantagens e desvantagens do VPL e da TIR como critérios para análise de projetos de investimentos.
Desenvolvimento
O Valor Presente Líquido é um dos indicadores utilizados na avaliação de projetos financeiros, pois permite a obtenção do resultado final, em valor presente, dos lançamentos de um fluxo de caixa, descontados por uma TMA (taxa mínima de atratividade) estipulada.
VPL > 0
O projeto “passa” no crivo de lucratividade estipulada pela TMA utilizada como desconto no cálculo do seu VPL. É avaliado como viável. Se o VPL de um projeto é maior que zero, conclui-se que, descontados à TMA, os lançamentos, a valor presente, quando somados, apresentam resultado positivo. Portanto, as entradas superam as saídas.
VPL = 0
O projeto não “passa” nem deixa “passar” no crivo da lucratividade estipulada pela TMA utilizada como desconto no cálculo do seu VPL. Pode tanto ser avaliado como viável como inviável. Se o VPL de um projeto é igual a zero, conclui-se que, descontados à TMA, os lançamentos, a valor presente,