não sei
Na hora de mexer com componentes eletrônicos, é necessário muito cuidado com a energia estática. Trata-se de uma energia que se acumula naturalmente em nossos corpos devido ao atrito com tecidos, por exemplo: enquanto estamos andando sobre um carpete ou quando saímos do carro, alguns tipos de tecidos possuem a capacidade de acumular mais energia estática que outros.
Essas cargas de energia se descarregam naturalmente quando se toca em uma superfície metálica, em alguns casos gerando um pequeno choque. Ela se torna mais densa em locais onde a umidade do ar é baixa, principalmente em locais com ar condicionado.
Profissionais do ramo utilizam equipamentos como luvas, pulseiras e mantas anti-estáticas.
Na falta de equipamento apropriado podemos improvisar segurando firmemente por alguns segundos em metais que estejam diretamente aterrados ao solo, como torneiras, grades ou mesmo no gabinete de seu PC caso a haja um fio terra conectado ao cabo de energia.
Dica: Para não correr risco, evite ao máximo tocar nos conectores e chips dos componentes.
Perguntas frequentes sobre a Eletroestática
1. Basta colocar a mão atrás no gabinete pra descarregar a energia estática?
Não. O simples ato de tocar atrás do gabinete não vai descarregar a energia estática. Para que isso aconteça, o gabinente precisa está ligado à tomada e a tomada deve está aterrada. Além disso, você deve tocar na parte que não esteja com nenhum tipo de tinta, pois estas tintas que cobrem o latão (zinco) de que o gabinete é feito, tem como função o isolamento elétrico.
2. Usando uma pulseira anti-estática estarei protegido?
Não. A pulseira não apresenta nenhuma proteção. A “garra-jacaré” que existe na pulseira deve estar presa a algo aterrado, como o gabinete ou o próprio fio de aterramento, caso contrário, a pulseira não servirá de nada.
3. As luvas protegem contra energia estática?
As luvas comuns, de borracha ou tecido não têm propriedades para dissipar energia estática. Além